Força 9 - In-forming – Motores de busca Google, Yahoo!, e MSN

Yahoo!

O Yahoo! É um dos serviços mais úteis e requisitados quando alguém decide ir ao computador, com o objectivo de procurar informação! Conforme dizia Thomas Friedman numa das passagens do acontecimento 9, actualmente basta ter um simples telemóvel com ligação à internet, facilmente obtida, para ter acesso à informação daquilo que se deseja em qualquer lugar, em qualquer hora! Como todos sabemos, anteriormente a facilidade de acesso à informação desejada não era tão fácil, aliás, o autor refere mesmo que para se obter uma informação, cuja sua procura era menos habitual, tornava-se bastante difícil, apenas raros livros ou grandes pesquisas a permitiam obter.

O Yahoo! surgiu em 1995, criado por dois jovens estudantes universitários (como a maioria de criações de software que vimos no livro, criadas por universitários) e fundada no dia 2 de Março de 1995. Nessa altura estes dois universitários, decidiram criar um mecanismo de guia, que permitisse ás pessoas encontrarem facilmente as mais diversificadas páginas de internet. Naquela altura parecia algo inútil, mas passada uma década foi possível reparar um gigante aumento da criação de páginas de internet, muito graças a este factor.

Para além disso, a empresa procedeu à aquisição de outras comunidades o que permitiu privilegiar de uma maior variedade de serviços, tais como o Yahoo! Mail ou o Yahoo! Groups.

Contudo, o Yahoo! não foi o único motor de busca a facilitar as procuras aos utilizadores da internet, sendo que 3 anos mais tarde, dois universitários decidiram explorar a ideia e avançar com um novo motor de busca: o Google.

Apesar de ser criado mais tarde e não ter a mesma variedade de serviços que o Yahoo! o Google conseguiu um grande salto na sua utilização, acabando por ultrapassar o Yahoo! como o motor de busca mais requisitado e sendo um dos sites mais visitados na internet, ainda que atrás do Yahoo!.

Um dos factores que permitiu ao Google superiorizar-se ao Yahoo! como motor de busca, foi o facto deste se centrar apenas nos objectivos de pesquisa, enquanto o Yahoo! priva de vários serviços, sendo que presta apenas 36% das suas operações nas pesquisas, enquanto dedica o resto dos seus serviços. Ao invés, o Google é uma empresa que se dedica praticamente por completo ás pesquisas, sendo desta maneira mais eficiente que as suas concorrências. Em relação a capital e tamanho do negócio, o Google pode ser considerado como “pequeno” quando comparado com o Yahoo!, apesar disso, recentemente o Yahoo! sentiu o impacto da crise tendo despedido vários funcionários e descendo bastante o valor capital em que era avaliado anteriormente, ao contrário do Google que tem resistido à crise e aproveitando o seu capital ganho para desenvolvimento tecnológico.

No inicio de 2008 a Microsoft apostou na compra do Yahoo! apesar de ter visto a sua proposta rejeitada. Contudo a Microsoft continua a procurar concluir o objectivo da sua compra, pelo que é bem provável que possamos ver recentemente a Yahoo! como propriedade oficial da Microsoft.


Nenhum comentário: