Força 3 - Software de sistematização de fluxos de trabalho

XML

O XML provém de uma linguagem inventada pela IBM por meados dos anos 70 e surge na necessidade das empresas da altura em armazenar grandes quantidades de informação e sobre temas diversos.

Antes do surgimento das mesmas, podemos ver outras linguagens que permitiram a criação e desenvolvimento do XML, são elas o HTML, GML e SGML.
Estas linguagens, basicamente, representam a caminhada e preparação daquela que veio a ser a linguagem inovadora e revolucionária daquela altura. Surgida em 1996, com o objectivo de cobrir as limitações de HTML, esta tornou-se rapidamente popular, ultrapassando as anteriores linguagens, que não permitiam muito mais que a simples publicação de documentos na Internet.
Apesar de grande efeito que gerou e das inovações trazidas, este não substituiu o HTML, ao contrário daquilo que se diz.

A linguagem XML, diferencia-se pelo HTML nas seguintes características:
- Serve para estruturar dados;
- É ligeiramente parecido com HTML fisicamente;
- É composto por texto, mas não é para se ler;
- É prolixo de propósito;
- É uma família de tecnologias;
- É modular;
- É a base da Web Semântica5;
- É livre de licenças, independente de plataforma e é bem suportada.

O XML é bastante acessível, possuindo bastantes ferramentas de apoio e que tem como principal função a estruturação de documentos, juntamente com um interface amigável e de fácil uso. Também um pouco por essas razões, a sua tecnologia básica, teve sucesso especialmente no uso empresarial, que se tornava bastante útil na área de banco de dados e Tecnologias nas empresas, e, inclusive, permitia a comunicação entre as partes em colaboração.

XML é uma tecnologia na verdade muito simples que tem ao seu redor outras tecnologias que a complementam e a fazem muito maior e com possibilidades muito mais amplas. Sendo assim, este tem um papel importantíssimo neste mundo, que tende à globalização e à compatibilidade entre os sistemas, já que é a tecnologia que permitirá compartir a informação de uma maneira segura, confiável e fácil.

Actualmente, esta tecnologia atingiu o seu auge, distinguindo-se como a tecnologia mais útil nas empresas, naquilo que respeita ao ramo de tecnologias informáticas adoptadas.
Concluindo, podemos admitir que o XML não trabalha só, mais sim com um conjunto de tecnologias, não é uma linguagem, mas sim várias, que permite de maneira mais fácil estas trabalharem entre si, tornando-se bastante completas e agradáveis.

Nenhum comentário: