GPS
O conhecido GPS (Sistema de Posicionamento Global) é um sistema de radionavegação baseado em satélites, utilizado para obter a posição de um determinado receptor na superfície terrestre ou em orbita. Este foi criado pelo departamento de defesa dos Estados Unidos da América, que actualmente controla este sistema.Este projecto foi criado após a segunda Guerra Mundial, conforme se refere em cima, pelo departamento de defesa dos Estados Unidos da América, como forma de obter o posicionamento preciso e absoluto. Isto já havia sido tentado, apesar do pouco sucesso obtido, face à má eficiência ou precisão dos projectos anteriores. O GPS surgiu no inicio da década de 70, contudo só foi considerado como completamente operacional por volta de 1995.
Este é composto por três componentes: espacial, de controlo, e do utilizador.
Um pouco à maneira do que os nomes indicam, a componente espacial é constituída por uma constelação de vários satélites em órbita terrestre (duas voltas por dia), distribuídos por 6 planos orbitais e que foi concebido de maneira a que existam 4 satélites visíveis acima do horizonte em qualquer ponto da superfície e em qualquer altura.
A componente de controlo, trata de actualizar as posições orbitais, define e sincroniza os relógios e controla os satélites. Uma das mais importantes funções desta componente, é a determinação das orbitas de cada satélite e prevendo a sua trajectória nas 24h que se seguem. Após isso, a informação é enviada para cada satélite que depois transmite a informação, permitindo ao receptor do local saber onde é possível encontrar o satélite no momento desejado.
A componente do usuário engloba todos aqueles que usam um receptor GPS para receber e converter o sinal GPS em posição, velocidade e tempo. A posição é dada com base na longitude, latitude e altitude.
A tecnologia GPS baseia-se na obtenção da distância entre um ponto receptor a outros de referência, os satélites. Ou seja, o receptor recebe o sinal, calculando a distância entre os 4 satélites através do tempo de transferência do sinal do local até ao ponto receptor.
Para além do uso na navegação marítima e aviação, qualquer pessoa pode saber a sua distância e posicionamento em relação a um determinado ponto de referência, o caminho para um determinado local, a velocidade com que se desloca. Actualmente esta tecnologia já tem vindo a integrar qualquer tipo de dispositivos acompanhados de internet, como por exemplo os telemóveis.
Esta tecnologia tem sido cada vez mais adoptada por todo o tipo de trabalhos ou necessidades. Especialmente trabalhos de prospecção e exploração de recursos naturais, trabalhos onde seja necessária uma localização mais precisa, desportos, entre outros.
No que respeita aos receptores, comercializa-se vários dispositivos com estas funcionalidades e aos mais variados preços. Geralmente, trabalhos científicos necessitam naturalmente de dispositivos mais precisos e eficazes, logo o seu preço é bastante superior. Os dispositivos podem fornecer precisão até ao milímetro. A categoria da navegação é a mais utilizada, pelo facto de ser mais económica e possuir uma série de opções extra, este é normalmente fabricado em diversos modelos, desde computadores de mão, para telemóveis, carros e relógios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário