Força 7 - Encadeamento do abastecimento – Comer sushi no Arcansas

Dell e o seu contexto na Wall-Mart

A Dell trata-se de uma empresa de uma das maiores empresas dos Estados Unidos. A sua função é maioritariamente a criação de hardware (computadores, servidores, PDA’s, dispositivos de armazenamento, entre outros).

Em 2006, a Dell conseguiu mesmo atingir o “top fabricos” nos Estados Unidos, tendo nessa altura cerca de 64000 pessoas a trabalhar para si, em todo o mundo. A Dell tenta superiorizar-se a outros concorrentes através do seu baixo custo e eficiência na produção.

Passando ao factos históricos, esta foi criada em 1984, quando Michael Dell, estudante na Universidade do Texas teve a ideia de começar a passar o seu tempo livre a construir computadores… Com apenas 1000 dólares, ele consegue fundar uma empresa, que tinha de nome PC’s Limited. Um ano mais tarde, é lançado o primeiro PC de sua autoria, de nome Turbo PC. Michael Dell, começou a publicitar a venda directa ao consumidor e a possibilidade de cada um escolher a configuração desejada, o que tornava os preços mais acessíveis. Um pouco por isto, o sucesso foi imediato, fazendo com que Michael deixasse os estudos, para passar a dedicar-se exclusivamente ao seu negócio.

Em 1987 o PC’s Limited é lançado no Reino Unido, alcançando posteriormente 11 países de venda… Um ano mais tarde, em 1988, dá-se a mudança de nome, para o actual “Dell”.

Em 1990, a Dell tenta integrar as suas vendas em supermercados e lojas de computadores, ou seja, vendas indirectas, mas o sucesso foi pouco, o que fez com que a Dell voltasse ao sistema de vendas directas ao consumidor. O sucesso foi tão rápido, que passados apenas 8 anos da criação da empresa, esta já era nomeada como uma das 500 maiores empresas do Mundo. Mais tarde, a Dell viria a ultrapassar a Compaq, outra das maiores empresas de hardware do Mundo, tornando-se assim a maior vendedora de PC’s nos Estados Unidos.

No livro “O Mundo é Plano” a referência à Dell deve-se ao sistema muito próprio desta empresa nas suas vendas, que usa a chamada estratégia de “adiamento”, ou seja, à medida que se torna mais difícil prever a procura as boas empresas encontram formas de adiar o acréscimo de valor aos seus produtos até ao ultimo momento. Tendo em conta que a Dell tem um cliente para cada computador, antes de ser produzido, esta produz apenas o numero exacto de computadores que os clientes querem e com as características que desejam. A empresa possui um abastecimento básico de computadores e de seguida acrescenta valor ao conceber, à medida de cada cliente, melhorias a nível de software ou hardware.

Nenhum comentário: